SPES 2009

Duo SPES

Fagote
Violino + Viola pomposa

Fotos para imprensa em alta resolução: basta clicar.
http://SPES.Paulinyi.com

Perfil

 

SPES-2009
Duo SPES por Rafaela Zakarewicz 2009.

"A esperança é a expectativa confiante da bênção divina e da visão beatífica de Deus: é também o receio de ofender o amor de Deus e de provocar o castigo." (Catecismo da Igreja Católica #2090)

Intercâmbio SPES de Música de Câmara
entre Europa, Ásia e Brasil:
chamada de projetos


Mapa de palco para recitais
("rider" técnico)


Duo SPES 2009-violino e fagote
Duo SPES por Rafaela Zakarewicz 2009.

DUO SPES

SPES, do latim, significa esperança, a segunda virtude teologal. O Duo SPES é considerado "excelente" por K.Houston, presidente da Sociedade para Musicologia na Irlanda, em 2012.

SPES, fundado em 2006 pela fagotista Iracema Simon e violinista/compositor Zoltan Paulinyi, que também se apresenta com uma rara viola pomposa preparada para o repertório atual.

O Duo SPES divulga a nova música instrumental brasileira dentro de contexto internacional. No seu repertório, destacam-se peças de Villa-Lobos, Paulinyi, serestas de Lorenzo Fernandez, choros de Pixinguinha, buscando sempre a aproximação musical entre Brasil e Europa com obras de Bach, Mozart e Bochmann, entre outros. Desde 2008, o duo dirige o Programa SPES de Intercâmbio de Música de Câmara entre Brasília e Europa, para o qual convida interessados a submeterem projetos musicais recíprocos.

Em janeiro de 2008, o Duo fez sua primeira turnê na Europa, estreando o piano-trio de Paulinyi na Espanha (Madrid e Béjar), França (no Maison du Brésil e na Sala Villa-Lobos em Paris), nas capitais da Hungria e da Inglaterra, com o pianista convidado Marco Aurelio Brescia. SPES gravou o "CD Imagens" lançado em agosto de 2008, culminando o ano com o documentário feito pela TV Senado. O disco foi lançado em Portugal na Universidade Nova de Lisboa em fevereiro de 2010 com apoio do Ministério da Cultura do Brasil e apresentação do Dr. Mário Vieira de Carvalho, Secretário de Estado da Cultura de Portugal 2005-2008.

Em 2009, Duo SPES participou do Festival Mozart em Poznán e Dobrzyca (Polônia), e apresentou-se em Londres com o pianista convidado Álvaro Siviero (apoio MRE). Em 2011, o Duo SPES estendeu seus concertos pela Europa, começando por Portugal pelo concerto em Évora (Igreja do Espírito Santo), na Escola de Música de Pozuelo de Alarcón (Espanha), três concertos no Porto (Teatro Rivolli) e em Lisboa (Centro Cultural Malaposta).

 

Histórico de patrocinadores

Agradecemos e registramos os diversos apoios recebidos.

Confecções São Paulo em Brasília (2006-), Avenida Palace Hotel de Lisboa (2011), Hotel Corinthia de Lisboa (2011), Secretaria da Cultura do Governo do Distrito Federal - Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (2010-), Ministério da Cultura do Brasil e Universidade Nova de Lisboa (2010), Ministério das Relações Exteriores (2008, 2009), Quarteto BlauKamara (2009-2010), Nyári Duo (2009).